quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Emissora de TV BBC deixa de usar a.C. e d.C. como referências históricas

Emissora de TV BBC deixa de usar a.C. e d.C. como referências históricas

Em respeito a laicidade do Estado e também em respeito às pessoas de outras religiões, as emissoras de TV e de rádio da BBC (British Broadcasting Corporation) deixaram de usar as abreviaturas a.C. (Antes de Cristo) e o d.C. (depois de Cristo) como referências históricas.


Agora uma das maiores empresas de comunicação do mundo adotou o termo “antes da era comum” e “era comum”. A mudança desagradou o Vaticano que chamou tal fato de “hipocrisia historicamente insensata”, declarou a instituição por meio de seu porta-voz ao jornal L’Osservatore Romano.

“Muitíssimos não cristãos disseram que não se sentem ofendidos pela datação tradicional, pelo a.C. e d.C.”, disse o jornal.

Na opinião do Vaticano a BBC está tomando uma postura antirreligiosa, principalmente contra o catolicismo.

“O que está bem claro é que o respeito a outras religiões é só um pretexto [da BBC], porque o que se pretende é apagar qualquer marca do cristianismo na cultura ocidental”, disse o L’Osservatore.

A emissora ainda não se pronunciou sobre as criticas, mas ela não é a primeira a tirar o a.C. e o d.C. da história, a Austrália também determinou que essas referências fossem retiradas dos livros didáticos, medidas que deverá entrar em vigor em 2012. 

Fonte: Gospel Prime

Nenhum comentário: