domingo, 7 de dezembro de 2008

Exercendo cidadania com valores cristãos

Por Dr. Zenóbio Fonseca

Acabamos de passar por um processo eleitoral em todo o Brasil onde foram eleitos novos prefeitos e vereadores para administrar as cidades pelos próximos quatro anos, suas idéias e valores deverão influenciar nas decisões, pois eles fazem as leis que temos que seguir e administram as nossas cidades.

Diante deste cenário, muitos jovens não têm noção da importância e responsabilidade que possui a sua escolha e voto para a mudança da cidade e transformação do país, pois o “simples” ato de “decidir” eleger um representante deve ser escolhido com base em critérios éticos e alguns valores que tornem a sociedade mais justa. Mas de qual justiça e valores estamos falando? Será que nós cristãos somos “diferentes” na escolha do voto e nas ações da vida secular? Uma pessoa temente a Deus pode fazer diferença na gestão do governo?

Todas estas perguntas nos levam ao nosso manual infalível de vida, que nos trás todas as respostas para os dias atuais e possibilita a transformação da nação através de nossas vidas e ações pessoais, baseadas nos valores morais ensinado pela Bíblia.

Nós cristãos somos “diferentes” em atitudes e escolhas sim, pois temos regras de vida e valores que colidem com as atitudes liberais do mundo em que vivemos. Estamos numa época em que a sociedade e o Estado ensinam que ter relações sexuais antes do casamento é normal, relacionamento afetivo entre pessoas do mesmo sexo é legítimo, legalização das drogas como solução para redução da violência é o caminho para redução do dano a sociedade, descriminalizar a prática do aborto é justo, em fim, valores contrários a bíblia, mas que se tornaram políticas defendidas por partidos e políticos que administram cidades, eleitos por nós.

A Bíblia nos ensina que quando o justo governa o povo se alegra e quando o ímpio governa o povo suspira (Pv 29:2), ser justo é ser justificado por Jesus, é reconhecer seu Senhorio em todas as ações e atitudes pública ou privada, pois assim o governante será um canal de benção para ser usado por Deus e agir na sua direção, fazendo a verdadeira justiça social e humanitária, pois Jesus disse que Ele veio para que todos tenham vida e vida em abundância (Jo 10:10).

Mas o que temos visto nos dias atuais é o crescimento de ondas de violência, corrupção, desigualdade em todos os níveis da sociedade e governo. Neste contexto é que estamos inseridos para fazer a diferença nas atitudes e escolhas, entretanto pelo resultado eleitoral em nosso Estado não se tem notícia de que foram eleitas muitas pessoas inspiradas e comprometidas com os valores e políticas sociais cristãs para fazer a diferença no social, na educação, na segurança, pública, na cultura, no turismo e na economia.

É necessário que os nossos governantes reconheçam que a sociedade está corrompida, que suas ações humanas não modificaram este sistema vigente, precisamos reconhecer o pecado de nossas cidades publicamente e pedir perdão ao Senhor, para que Ele sare a nossa terra, pois assim como Deus fez com o rei Salomão (2 Cro 7:14) fará com todo povo que reconhecer a Sua soberania.

Precisamos escolher governantes e legisladores preparados tecnicamente, que sejam canal e celebrem a majestade divina de Jesus, pois o Salmista nos ensina que feliz é a nação cujo Deus é Senhor e o povo que Ele escolheu por sua herança (Sl 33:12), porque eles irão criar leis segundo melhor justiça social. O Estado é laico, mas não é ateu e deve ser influenciado pela cultura cristã.

A nossa cidade e país poderão realmente ser influenciadas e transformadas em todas as áreas, quando nos lugares de decisão estiverem homens e mulheres comprometidos com a verdade cristã, que saibam ouvir a voz de Deus e o seu “coração se inclina assim como ribeiros de águas na mão do Senhor para fazer a sua vontade” (Pv 21:1). Tal fato aconteceu com José no reinado de Faraó no Egito (Gn 41:38-40), com Daniel no reinado de Nabucodonosor (Dn 1:17), Deus levantou homens de dentro do seu arraial (Dt 17:16) para fazer a diferença e mudar a sorte de toda uma geração, pois foram fiéis e tementes a Deus.

A palavra nos relata que “a igreja do Deus Vivo é coluna e baluarte da verdade” (I Tm 3:15) e como somos integrantes deste corpo vivo, temos que oferecer a sociedade pessoas integra, éticas, não corrompidas pelo dinheiro para servir a coletividade e testemunhar da verdadeira justiça social que a bíblia nos ensina, pois a palavra convence, mas o exemplo arrasta.

Você e eu temos um grande papel de sermos luz e sal neste tempo do fim, influenciando a nossa sociedade, sendo canal de benção do Eterno para todas as pessoas que estiverem ao nosso redor, porque esta geração tem a marca da promessa de ser cheia do Espírito Santo, apenas viva em santidade e faça a diferença.

Publicado em novembro/08: Jornal Jovem Verdade - ed. nº 9 – www.cei.org.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Zenóbio, gastaria de motivá-lo a continuar nesta árdua mas gratificante tarefa de mudar uma geração, com os PRINCÍPIOS ETERNOS.
Parabéns pelo artigo.
Seus amigos, Anselmo e Josani

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro irmão Zenóbio Fonseca,
Graça e Paz!
Parabéns pelo seu blog!
Já tenho visitado aqui algumas vezes, mas é a primeira vez que o tempo me permite comentar.
Excelente artigo!
Creio que sua participação em conscientização, através deste blog e em outros veículos, é maior contribuição que podemos dar uma nova geração de jovens cristãos em nossa nação!
Entrar na vida pública, muitos podem fazê-lo, e até acredito que estejam intelectualmente e politicamente preparados para tanto, a questão é saber se estão preparados espiritualmente para enfrentarem as fortalezas que lá dominam.
A conscientização que o irmão faz é de fundamental importância.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto Silva

Anônimo disse...

Parabéns professor pela matéria!
Essa frase fala tudo: "Temos que oferecer a sociedade pessoas integra, éticas, não corrompidas pelo dinheiro para servir a coletividade e testemunhar da verdadeira justiça social que a bíblia nos ensina, pois a palavra convence, mas o exemplo arrasta."
Precisamos andar sempre juntos para a Luz de Cristo BRILHAR muito mais neste mundo.
Um abraço da aluna e irmã em Cristo
Rizelda