quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

EUA: Anúncios pró-Deus respondem a campanha ateísta em ônibus


Dois grupos Cristãos adquiriram espaços publicitários dos ônibus da área metropolitana de Washington DC, nos EUA, para contrariar a campanha “Porquê Acreditar num Deus?” em ônibus, com os seus próprios anúncios de Natal pró-Deus.

O Centro de Desenvolvimento Familiar, uma instituição Católica sem fins lucrativos de Bethesda, Maryland, planeia angariar 14,000 dólares para realizar uma campanha intitulada “Eu Também Acredito”, que consiste de 10 ônibus com cartazes laterais, 10 ônibus com cartazes traseiros, e 200 cartazes interiores.

Nos anúncios pró-Deus poder-se-á ler: “Porquê Acreditar? Porque Eu te criei e Eu te amo, em favor da bondade – DEUS”.

“O nosso objectivo é contrariar a AHA (American Humanistic Associacion) com o nosso próprio anúncio positivo e optimista que identifica Deus como o nosso verdadeiro criador que nos ama”, disse JoEllen Murphey, de McLean, na Virginia, uma mãe de quatro filhos, que foi uma das pessoas escandalizadas com a campanha ateísta empreendida pela Associação Humanista Americana.

Murphey trabalha conjuntamente com o Centro de Desenvolvimento Familiar pelas populações.

A Associação Humanista Americana começou a organizar uma campanha publicitária de 40.000 dólares para o período festivo no mês passado numa tentativa de alcançar aqueles que possam estar interessados no humanismo, que rejeita a crença em Deus e na vida para além da morte. Os anúncios que afirmam – “Porquê acreditar num deus? Basta ser bom, em favor da bondade” – estão actualmente expostos no exterior e no interior de 200 ônibus da área metropolitana de Washington e serão veiculados durante toda época do Natal.

Os anúncios do grupo ateísta suscitaram um clamor público, resultando em centenas de queixas enviadas à agência de trânsito devido àquela publicidade.

“Depois de um amigo me ter enviado um artigo sobre a campanha publicitária da AHA, pensei: ‘Basta!’ Estou tão cansada que Deus e a religião sejam atacados que decidi lançar uma contra-publicidade”, disse Murphey.

A campanha “Eu Também Acredito” será difundida a partir da próxima semana. Até 5 de Dezembro, mais de 165 doadores tinham contribuído com 6.700 dólares, o que é suficiente para cobrir o preço dos 200 cartazes interiores e 10 cartazes traseiros dos ônibus. No Facebook, a campanha tem o apoio de 740 amigos.

Podem ser feitas doações, que são dedutíveis, pela Internet através do PayPal ou por cheque, enviadas para o Centro de Desenvolvimento Familiar.

Um outro grupo Cristão, chamado Amigos de Cristo da Pensilvânia, tem também prevista uma campanha publicitária em ônibus para contrariar os anúncios ateístas. O grupo irá publicar anúncios dizendo “Acreditem em Deus. Cristo é o Natal em favor da bondade” em 10 ônibus metropolitanos durante quatro semanas.

Entretanto, o director executivo da AHA, Roy Speckhardt, disse que a “campanha de festividades sem Deus” tem sido um sucesso esmagador, segundo a ABC News 7.

Muitos grupos Cristãos por todo o país disseram que acharam os anúncios ofensivos, reclamando que se trata de uma nova tentativa de banir Deus da praça pública da parte daqueles que travam uma guerra contra o Natal.

A campanha dos ateístas Americanos veio um mês depois da Associação Humanista Britânica ter declarado que iria publicar anúncios em ônibus de Londres no mês de Janeiro, afirmando: “Provavelmente não há nenhum Deus. Agora, pare de se preocupar e desfrute a sua vida”.

Ao contrário da Grã-Bretanha, onde seis em cada dez pessoas admitem não ter qualquer afiliação religiosa – de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas, os Estados Unidos são uma nação que ainda professa esmagadoramente uma crença em Deus. No início deste ano, uma sondagem do Pew Forum on Religion and Public Life descobriu que 92 por cento dos Americanos acreditam em Deus.

Fonte: Christian Today Portugal

Nenhum comentário: