Há um certo tempo venho me sentido incomodada com todo esse entusiasmo com Nárnia. Então, uma certa manhã, acordei lembrando vividamente de algumas coisas no terceiro livro de As Crônicas de Nárnia. E, agora, reconheço a raiz que tem me perturbado.
Li todos os livros de C. S. Lewis, incluindo seus ensaios, suas coleções de cartas, sua ficção científica e As Crônicas de Nárnia. Li a maioria desses livros mais de uma vez, e li As Crônicas de Nárnia várias vezes. Li também todos os livros de Charles Williams porque ele era um amigo íntimo de Lewis, e Lewis elogiava muito os livros dele. Também li todos os livros de George MacDonald, porque Lewis o admirava e elogiava seus livros.
A Viagem do Peregrino da Alvorada é o terceiro livro na série Nárnia. Ele promove diretamente os encantamentos e a magia.
Uma parte da viagem é sobre uma ilha habitada por criaturas invisíveis chamadas Dufflepods. Lúcia usa um encantamento para tornar os Dufflepods visíveis. Ela examina um livro de encantamentos, que é bonito e fascinante. Ela então encontra o encantamento certo, profere as palavras e segue as instruções. Os Dufflepods (e Aslan) então tornam-se visíveis. O encantamento torna Aslan visível e ele fica satisfeito com o que Lúcia fez.
O livro de encantamentos é bonito e fascinante. Um encantamento é ilustrado com gravuras de abelhas; as gravuras tomam vida e as abelhas voam, saindo da página. No mundo de C. S. Lewis, isso não teria causado problemas práticos. Hoje, entretanto, as crianças podem ir a uma livraria e comprar livros de encantamentos escritos por bruxos modernos.
Muitos cristãos estão tratando os livros de Nárnia como se fossem uma alegoria, em que Aslan representa Jesus Cristo e as crianças representam os cristãos. Se você fizer isso com A Viagem do Peregrino da Alvorada, então estará retratando que Jesus Cristo fica satisfeito quando os cristãos recorrem à magia e aos encantamentos. E você estará apoiando a idéia que existe a magia e o encantamento do bem. Entretanto, a Bíblia proibe claramente qualquer forma de feitiçaria:
"Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer
conforme as abominações daquelas nações. Entre ti não se achará quem faça passar
pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem
agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem quem consulte a um espírito
adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz
tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os
lança fora de diante de ti. Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus."
[Deuteronômio 18:9-13]
"Em Ática, tive uma certa dificuldade para evitar que Joy e eu recaíssemos no
paganismo! Em Dafni, foi difícil não orar a Apolo, o curador. Mas, de alguma
forma, talvez você não achasse que teria sido errado."
"E isso iniciou em mim algo com o que, desde então, de tempos em tempos, tenho
tido muita dificuldade - o desejo pelo preternatural, ou simplesmente, a paixão
pelo ocultismo. Nem todos têm essa doença; aqueles que a têm saberão o que quero
dizer. Eu uma vez tentei descrevê-la em um livro. É uma lascívia espiritual; e,
como a lascívia carnal, tem o poder de tornar tudo o mais no mundo parecer
desinteressante enquanto ela dura." [Surprised by Joy, Harcourt Brace,
1955, pg 58-60] [tradução nossa]
"Aqui, aqui certamente afinal (assim seu desejo sussurou para
ele) estava o verdadeiro círculo mais interno de todos, o círculo cujo centro
estava fora do gênero humano - o segredo máximo, o supremo poder, a última
iniciação. O fato que ele era quase completamente horrível não diminuia nem um
pouquinho sua atração." [C. S. Lewis, That Hideous Strength: A Modern Fairy Tale
For Grown Ups, Collier Books, Macmillan Publishing Company, 1946, pg 259-260]
"Estas criaturas [demônios] ... arfavam a morte sobre o gênero humano e
sobre toda a alegria. Não a despeito disso, mas por causa disso, a
terrível gravitação o sugava, arrastava e fascinava em relação a eles.
Nunca antes tinha ele conhecido a força frutífera dos movimentos opostos na
natureza, que agora o tinha em seu poder; o impulso de reverter todas as
relutâncias e desenhar todos os círculos no sentido anti-horário." [That Hideous
Strength, pg 269] [tradução nossa]
Lewis dedicou sua autobiografia a Bede Griffiths, um ex-aluno que se tornou um velho amigo. Griffiths fundou um "ashram cristão" na Índia. Ele dizia que os templos hindus são um "sacramento". E ele dizia: "Ninguém pode dizer no senso correto que os hindus, os budistas ou os muçulmanos são 'incrédulos'. Eu diria que temos de reconhecê-los como nossos irmãos em Cristo." [Randy England, The Unicorn in the Sanctuary: The Impact of the New Age on The Catholic Church, TAN Books and Publishers, 1991, pg 70-72]
O que Bede Griffiths fez e disse é a conclusão lógica de uma frase que C. S. Lewis escreveu em Cristianismo Puro e Simples:
"Existem pessoas em outras religiões que estão sendo levados pela influência
secreta de Deus para se concentrar naquelas partes de sua religião que estão em
concordância com o cristianismo e que, portanto, pertencem a Cristo sem saber.
Por exemplo, um budista de boa vontade poderá ser levado a se concentrar mais e
mais no ensino budista sobre a misericórdia e a deixar em segundo plano (embora
ele ainda possa dizer que acredita) no ensino budista sobre outros pontos.
Muitos dos bons pagãos muito antes do nascimento de Cristo podem ter estado
nessa situação." [Existem muitas edições do livro, e a numeração das páginas
varia. Essa citação é do Livro IV, Cap. 10, quarto parágrafo.] [tradução nossa]
O universalismo aparece em alguns dos livros de ficção de Lewis. Em O Grande Divórcio, Lewis está no céu. Ele fala com George MacDonald e pergunta sobre o universalismo, e MacDonald responde que Lewis não pode compreender isso agora. No último livro de As Crônicas de Nárnia (A Última Batalha), um pagão chega ao céu. (o "País de Aslan") por causa de suas boas obras e de seus bons motivos, a despeito do fato que ele não cria em Aslan e adorava o inimigo de Aslan, um falso deus chamado Tash.
Lilith aparece em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. O Castor diz às crianças que a Feiticeira Branca é uma descendente de Lilith, que foi a "primeira mulher" de Adão. Isso pode causar confusão, especialmente na mente das crianças. Embora o Castor seja um personagem fictício, ele está falando com autoridade sobre o mundo real - os reais Adão e Eva da Bíblia.
Lewis elogiava Charles Williams e seus livros, de modo que li todos eles. São livros que misturam as trevas e o ocultismo com algumas compreensões sobre o cristianismo. Em The Greater Trumps, o herói é uma mulher santa que passa o tempo fazendo magias com as cartas do tarô.
Williams era tão confuso quanto são seus livros. Ele começou como um sério ocultista. Ele acreditava na teosofia e em outros ensinos ocultistas, e ingressou na Alvorada Dourada, um grupo que pratica a "magia sexual", que é sexo ritual realizado com o propósito de obter poder ocultista. (O notório satanista Aleister Crowley foi membro da Alvorada Dourada.) Williams abandonou a Alvorada Dourada e ingressou na Igreja Anglicana, mas manteve algumas de suas crenças teosóficas.
Lewis também tinha um amigo íntimo chamado Owen Barfield. Ele dedicou os livros de Nárnia a ele e deu o nome de Lúcia a um dos personagens para homenagear a filha de seu amigo. Barfield era um filósofo que se iniciou na teosofia e que criou sua própria versão da teosofia.
De acordo com a teosofia, o Deus da Bíblia é um tirano, e Lúcifer (o Diabo) veio para resgatar a humanidade. Até mesmo essa visão tenebrosa de Deus aparece nos escritos de C. S. Lewis.
Após a morte de Joy, Lewis escreveu A Grief Observed, um livro que descreve seus pensamentos e lutas emocionais em decorrência da morte de sua mulher. A obscura visão teosófica acerca de Deus aparece nesse livro, como mostrado nas seguintes citações:
Lewis não ficou aí. Ele vacilou entre o desespero e a esperança. Mas em seus momentos de agonia e de desespero, a visão teosófica de Deus voltava para aterrorizá-lo."Supor que a verdade seja 'Deus sempre faz vivissecção'? [C.
S. Lewis, A Grief Observed, Bantam Books, The Seabury Press, 1963, pg 33]'É racional crer em um Deus mau? Em um Deus tão mau
assim? O Sadista Cósmico, o Imbecil Odioso? [A Grief Observed, pg 35]
e) Na guerra entre o bem e o mal, vamos encontrar no exército de Aslan (leão que representaria Cristo), vários seres esquisitos. Como figuras da mitologia grega, que eram deuses gregos (demônios), seres mutantes, etc etc. Que eu saiba, o exército de Jesus Cristo é composto por anjos e não por demônios!!!
f) A feiticeira castiga Tumnus (o bode com cara de gente) por tê-la traído e o transforma em uma estátua. A menina fica penalizada com a situação de Tumnus, então o leão (suposta figura de Jesus) faz um encantamento e traz de volta esse “demoniozinho convertido”, que agora passou para o lado de Aslan. Segundo essa interpretação, Jesus passou a ressuscitar espíritos malignos traidores de Lúcifer e a aceitá-los no seu exército!! Quanta apostasia!!
Autora:Mary Ann Collins (artigo extraído de Kjos Ministries)
Divulgação e adaptação: http://www.zenobiofonseca.blogspot.com/
3 comentários:
As matérias são interessantes, mas em especial sobre esta esta gostaria de perguntar se
você já leu o livro "Cristianismo puro e simples"do CS Lewis - se ainda não leu por favor leia, é difícil de achar mas foi lançado em português pela editora Martins Fontes, eu estou lendo ele... Bastante evangelístico, principalmente para trabalhar com os mais intelectualizados por sua linguagem convincente...
Sobre isso vc sabia que o coordenador do projeto genoma nos Estados Unidos, que era um ateu
médico certa vez foi questionado por uma paciente a respeito de ter uma posição clara sobre Deus? Ele procurou Deus lendo literaturas de várias religiões e questionando muito o cristianismo à um pastor metodista recebeu a seguinte resposta: você terá suas dúvidas respondidas neste livro - e recebeu o "cristianismo puro e simples" para ler. O resultado disso está no livro que o médico escreveu: " O código de Deus" - também recomendo,muito bom para evangelizar a comunidade científica.
Enfim, as coisas colocadas pelo artigo são muito pertinentes, estou refletindo, mas não desqualifica a ferramente de usar o status do cs lewis para recomendar "cristianismo puro e simples" até porque
perigos tem em todos os lugares( poderia ser até um fator Melquisedequi)
Acredito que por pouco Nietzsche não foi boa influência. Sofreu repressões e crises, inclusive na vida afetiva e por causa da família cristã "repressora", enfim, são coisas que contam, mas o que aconteceu é que o inimigo usou brechas para atormentá-lo e fazê-lo escrever absurdos....
Existem muitos, mas muitos loucos em hospitais por que eram evangélicos e nas brechas do desequilíbrio o inimigo perturbou. Vamos orar por eles.
Tem ocultismo mesmo em muitos lugares, é um perigo, até no judaísmo ( amo Israel, mas não a Cabala)...
Enfim,
obrigada pelos e-maisl. Que Deus ilumine o nosso entndimento em nome de Jesus! Por que como mostrou a autora a mistura pode ser perigosa...
Aiai.. q idiotice é essa aew..
Nárnia é perfeito, é propriamente a bíblia resumida, ainda tem gente q naum tem nada pra fazer e escreve uma coisa dessa, só naum tendo juizo mesmo..
Muita besteira isso ai!!
Muito interessante seu artigo,parabéns por sua iniciativa,conheço a obra de Lewis e concordo que é repleta de ocultismo.
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