quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Igreja recebe ordem de interromper construção

ETIÓPIA - As autoridades do município de Werabe ordenaram a demolição da igreja Kale Hiwot, ainda em obras, em três de março. A explicação dada para a ordem foi que a igreja estava sendo construída em uma área residencial.

“Quase todos os outros prédios religiosos [naquela região] são edificados em meio às bairros residenciais. Tanto mesquitas como outras igrejas podem ser encontradas nas zonas residenciais. Como podem tentar aplicar essa lei só a nós [cristãos protestantes]?”, indagou um líder da igreja, exasperado. “Sempre é uma luta quando solicitamos a ação das autoridades para qualquer necessidade. Elas raramente cooperam.”

Em busca de um lugar de culto, esses protestantes encontraram muitos obstáculos. Inicialmente eles pediram um terreno ao governo, mas desistiram. Resolveram então comprar um pequeno lote de um cidadão.

A prefeitura não objetou durante a transação. A posse da terra foi legalmente transferida à igreja Kale Hiwot e então a construção do saguão e das dependências da igreja começou. Agora a prefeitura exige que o lote seja devolvido ao proprietário original.

Em reação à ordem, os líderes da Kale Hiwot fizeram um apelo. O caso foi rejeitado. Em seguida, a igreja apelou ao Comitê do SNNP do Estado de Awasa. Ela ainda espera a resposta.

Se a igreja não vencer o apelo, ela não terá outra escolha, senão demolir a construção dentro do prazo determinado pela decisão.

Apesar do apelo às autoridades superiores, os oficiais de Werabe continuam pressionando a liderança da igreja a demolir a construção imediatamente, ameaçando-a de punições.

Os líderes creem que a presença da igreja na região é uma ofensa à comunidade e aos muçulmanos de lá.

As igrejas protestantes comumente têm de batalhar para obter um terreno onde construir seu templo e cemitério.

Pedidos de oração

1. Interceda pelos cristãos em Werabe, que sofrem oposição dos muçulmanos na área. Peça a Deus para fortalecê-los e protegê-los. Ore para que não se sintam desencorajados, mesmo se perderem a apelação e forem obrigados a servir a Deus às escondidas.

2. Ore para que os líderes do governo compreendam que a Constituição da Etiópia garante liberdade religiosa. Que eles entendam que têm a responsabilidade de tratar os cidadãos com igualdade, independente do contexto de cada um.

Fonte: Portas Abertas

Um comentário:

Danilo disse...

Ola irmão Zenóbio!


Queria convidar você para conhecer o meu blog, o Genizah que horas é pirado e engraçado, horas é exaltado e sério, mas é super do bem e tem como regra levar o Evangelho da Liberdade Verdadeira e a Santa Subversão de Jesus ao mundo egocêntrico e perdido nos seus valores! E, ainda dando tempo, aproveito para tirar uma onda com este pessoal que anda explorando a fé das pessoas e ainda dizendo que são cristãos... Ops!

Por minha vez, já me tornei seu seguidor.

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo

http://www.genizahvirtual.com/