segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Campanha ateísta em ônibus no Brasil é proibida: “O veto reforça o preconceito contra os ateus”



A empresa Fast Mídia vetou uma campanha financiada pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) que mostrava mensagens que, supostamente, incentivavam o ateísmo. A propaganda seria veiculada em ônibus de Salvador (BA), e também foi barrada em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).

Com o tema “Religião não define caráter – Diga não ao preconceito contra ateus”, as peças publicitárias mostravam as imagens de Charles Chaplin e Adolf Hitler. Na primeira foto, o ator aparece sobre a legenda “Não acredita em Deus”; e Hitler acompanhado da frase “Acredita em Deus”.

A Fast Mídia, contratada para expor as propagandas, usou o Decreto 12.642/2000 – que trata sobre a Publicidade na Bahia – para barrar a veiculação das peças. O artigo proíbe a colocação e exposição de qualquer meio ou anúncio que favoreça ou estimule ofensa ou discriminação sexual, racial, social ou religiosa.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o presidente da Atea, Daniel Sottomaior, declarou que a campanha não é ofensiva e que o veto da Fast Mídia reforça o preconceito contra os ateus. A entidade afirmou, ainda, que recorrerá da proibição às peças publicitárias na Justiça.

A propaganda seria veiculada nesta segunda-feira (13), e faz parte de uma campanha internacional. Peças que abordam o preconceito contra os ateus já foram divulgadas em Nova York (EUA) e Reino Unido.

Fonte: Gospel+

Nenhum comentário: