terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

EMBRIÃO HUMANO: pessoa ou coisa?

O Supremo Tribunal Federal decidirá a questão em 05 de março de 2008.


(julgamento da ADI 3510, contra o artigo 5º da Lei de Biossegurança, que permite a destruição de embriões humanos).

No dia 24 de março de 2005, o Presidente Lula sancionou a Lei de Biossegurança (Lei 11.105 de 24 de março de 2005), vetando alguns dispositivos, mas mantendo intacto o art. 5°, que permite a destruição de embriões humanos. A Lei entrou em vigor com sua publicação no Diário Oficial da União em 28 de março de 2005.
_____________________________________________________

No dia 30 de maio de 2005, o então Procurador Geral da República Dr. Cláudio Fontelles ajuizou a Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 3510 (ADI 3510) contra o art. 5° da Lei de Biossegurança (Lei n.º 11.105/05) que permite a destruição de embriões humanos. _______________________________________________________

No dia 20 de abril de 2007, o Supremo Tribunal Federal, pela primeira vez na história, abriu suas portas para uma audiência pública. O objetivo era instruir os Ministros sobre "quando começa a vida humana". A discussão se dividiu entre os que afirmaram o óbvio e aqueles que tentaram negar o óbvio.

É interessante notar que nenhum dos oradores favoráveis à destruição de embriões ousou dizer que eles não eram indivíduos humanos. Quando muito, disseram que "não sabiam". De um modo geral, tentaram dizer que essa questão não tem importância, diante da perspectiva de cura de doenças degenerativas mediante o uso de células-tronco embrionárias.

Como, porém, estavam debatendo com cientistas pró-vida de alto gabarito, não puderam fazer no Supremo a propaganda enganosa que fizeram na Câmara e no Senado. Foram constrangidos a admitir que até hoje ninguém foi curado com transplante de células-tronco embrionárias, ao passo que a pesquisa com células-tronco adultas (que não requerem a destruição de embriões) tem tido grande sucesso terapêutico.


O que ficou patente, porém, em toda a discussão, foi o medo de que o pedido da ação seja julgado procedente e o artigo 5º da Lei de Biossegurança seja declarado inconstitucional. Os defensores da destruição de embriões humanos deixaram claro que tal decisão seria um golpe fatal na causa abortista. Confessaram que tratar os embriões humanos como pessoas tornaria inviável a fertilização in vitro, uma vez que a perda de tais embriões está no cerne de sua manipulação em laboratório.

Eles têm razão de ter medo. Mas também é de se temer que, se o Tribunal decidir de outro modo, ocorra no Brasil uma tragédia semelhante à ocorrida nos Estados Unidos em 1857, quando a Suprema Corte decidiu que os negros não eram pessoas (caso Dred Scott versus Sandford) ou em 1973, quando a mesma Corte decidiu que os nascituros não são pessoas (caso Roe versus Wade).

O julgamento está previsto para a sessão do dia 5 de março de 2008, no Supremo Tribunal Federal. No banco dos réus: os seres humanos em estágio embrionário.

Se o embrião humano é pessoa:
Ele tem dignidade humana;
não pode ser manipulado, congelado ou destruído;
não pode ser instrumentalizado para pesquisas ou terapias.

Se o embrião humano é coisa:
Ele não merece respeito algum;
pode ser manipulado, congelado ou destruído;
pode ser usado como simples material biológico.

A maioria considerada inútil e 'sacrificável' – judeus, ciganos, russos, e outros prisioneiros subumanos – era que virava forragem científica"(BLACK, Edwin. Guerra contra os fracos: a eugenia e a campanha dos Estados Unidos para criar uma raça dominante. São Paulo: A Girafa, 2003. p.583)

Fonte: Provida de Anápolis

_______________________________________________________

Entre em contato com os Ministros do Supremo:http://www1.stf.gov.br/institucional/quemequem/quemequem.asp


PRESIDENTE: MINISTRA ELLEN GRACIE

GABINETE DA PRESIDÊNCIA ellengracie@stf.gov.br Telefone: (61) 32174221 / 32174242 / 32174241Fax: (61)32174249


SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA - Secretário-Geral da Presidência: Manoel Lauro Volkmer de Castilho (manoel.castilho@stf.gov.br)


Coordenadoria de Rádio: Marlon HerathTelefone: 32174602

Coordenadoria de Imprensa: Maria José Costa Mundim (marizete@stf.gov.br)Telefone: 32173824.


Gabinetes

GABINETE MINISTRO GILMAR MENDES (Vice-Presidente)

Chefe de GabineteMarisa de Souza Alonso (marisas@stf.gov.br)Oficial de GabineteSuely de Oliveira Camargo (suelyc@stf.gov.br)Telefone: 32174175Fax: 32174189E-Mail Ministro: (mgilmar@stf.gov.br)


GABINETE MINISTRO CELSO DE MELLO

Assessores: Erich Oliveira Rocha (erich@stf.gov.br)Raquel Bezerra Cândido Amaral Leitão (raquelbc@stf.gov.br)Euler Barros Ferreira Lopes (eulerb@stf.gov.br)Viviane Monici Vieira (vivianem@stf.gov.br)Tiago Neiva SantosChefe de GabineteJaneth Aparecida Dias de Melo (janeth@stf.gov.br) Oficial de GabineteFrancisco de Assis Macario de Oliveira (franciscoam@stf.gov.br)

Telefone: 32174073E-Mail Ministro: (mcelso@stf.gov.br)

GABINETE MINISTRO MARCO AURÉLIO

Assessores: João Bosco Marcial de Castro (joaobmc@stf.gov.br)Maria Adrianna Lobo Leao de Mattos (adrianna@stf.gov.br)Adriane da Rocha Callado Henriques (adrianeh@stf.gov.br)Marcelo Ribeiro do Val (marcelor@stf.gov.br) Flávio Jaime de Moraes Jardim (flavioj@stf.gov.br) Chefe de GabineteMarcos Paulo Loures Meneses (marcosp@stf.gov.br) Oficial de GabineteAlessandra Marreta Porangaba Barbosa (alessandramp@stf.gov.br)

Telefone: 32174281Fax: 32174309 E-Mail Ministro: (marcoaurelio@stf.gov.br)


GABINETE MINISTRO CEZAR PELUSO

Assessores: Paulo Penteado de Faria e Silva Neto (paulop@stf.gov.br)Marta Cristina Cury Saad Gimenes (martac@stf.gov.br)Maria Cristina Petcov (mpetcov@stf.gov.br)André de Albuquerque Cavalcanti Abbud (andred@stf.gov.br)Roger Galino (rogerg@stf.gov.br)Chefe de GabineteCarla Kindler Rosanova Sotto (carlak@stf.gov.br)Oficial de GabineteMaria Lucia Fernandes Melo (mluciam@stf.gov.br)

Telefone: 32174191Fax: 32174219

GABINETE MINISTRO CARLOS BRITTO

Assessores: Chefe de GabineteBeatriz Ventura Teixeira Coimbra (beatriz@stf.gov.br)Oficial de GabineteTelefones: 32174311 / 32174312 / 32174314 / 32174331Fax: 32174339E-Mail Ministro: (gcarlosbritto@stf.gov.br)

GABINETE MINISTRO JOAQUIM BARBOSA

Assessores: George Rodrigo Bandeira GalindoCarla Adriana StoccoRodrigo Golivio PereiraFlávia Beatriz EckhardtThiago Buschinelli SorrentinoChefe de GabineteGabriel de Mello GalvaoOficial de GabineteMarco Aurélio Lúcio (marco@stf.gov.br)Telefone: 32174131Fax: 32174159E-Mail Ministro: (gabminjoaquim@stf.gov.br)


GABINETE MINISTRO EROS GRAU

Assessores: Raquel Lopes Jorge Siqueira (raquelj@stf.gov.br)Vinicius Gomes dos Santos (viniciusg@stf.gov.br)Francisco de Assis de Lima (franciscol@stf.gov.br)Andalessia Lana Borges (lana@stf.gov.br)Renata Braga Cordeiro de Miranda (renata@stf.gov.br)Chefe de GabineteAlexandra Mery Hansen Matsuo (alexandram@stf.gov.br)Oficial de GabineteEva dos Santos (evas@stf.gov.br)

Telefone: 32174380Fax: 32174399E-Mail Ministro: (gaberosgrau@stf.gov.br)

GABINETE MINISTRO RICARDO LEWANDOWSKI

Assessores: Amanda Flávio de Oliveira (amandaf@stf.gov.br)Dennys Albuquerque Rodrigues (dennys@stf.gov.br)Manoel Carlos de Almeida Neto (manoelcarlos@stf.gov.br)Davi de Paiva Costa Tangerino (davip@stf.gov.br)Luiz Gustavo Bambini de Assis (gustavo.bambini@stf.gov.br) Chefe de GabinetePatrícia Maria Landi da Silva Bastos (patriciaml@stf.gov.br) Oficial de GabineteEliane Nestor da Silva Santos (elianes@stf.gov.br)

Telefone: 32174256Fax: 32174279E-Mail Ministro: (gabinete-lewandowski@stf.gov.br)

GABINETE MINISTRA CÁRMEN LÚCIA

Assessores: Franke José Soares Rosa (franke@stf.gov.br) Chefe de GabineteAna Valéria de Oliveira Teixeira (anavt@stf.gov.br) Oficial de Gabinete Telefone: 32174342Fax: 32174355 / 32174369


GABINETE MINISTRO MENEZES DIREITO

Oficial de Gabinete Alexandre Willians Makla de Andrade Silveira (alexandrew@stf.gov.br)Telefone: 32174114Fax: 32174129.

Um comentário:

Anônimo disse...

Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem. Gênesis 9:5

Mas se houver morte, então darás vida por vida, Êxodo 21:23

O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. 1 Samuel 2:6

E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. Mateus 25:19

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Apocalipse 3:2

Deus está vendo tudo e nos pedirá contas de todos os nossos atos...

Kelly Silva de Souza